Escrevemos as 10 melhores dicas para você escolher bem uma boa empresa de criação de sites.

Chegou o momento em que sua empresa necessita criar um site, ou reformular o site já existente. Solicitar orçamentos para criação de sites pode ser bem tedioso e devemos ficar atentos a algumas armadilhas que podemos encontrar nos orçamentos.

Você irá receber orçamentos para criação de sites com valores variados, alguns baratos demais, outros caros demais. A criação de um site institucional pode variar entre 300,00 até 4 mil reais e existem vários fatores para explicar estes valores.

Empresas de criação de sites normalmente se denominam como agências marketing e publicidade para web e isso está correto, pois uma agência não oferece apenas o serviço de criação de sites, existem vários outros serviços que podem ser agregados para atender a sua necessidade.

Segue agora as 10 melhores dicas para contratar uma boa agência de criação de sites.

  1. Pesquise por agências da sua região.
  2. Veja a reputação das empresas de criação de sites da sua cidade ou região.
  3. Avalie a qualidade dos sites criados pela agência.
  4. Procure saber se a agência utiliza algum CMS como o WordPress.
  5. Entre em contato. A agência tem algum sistema de briefing?
  6. As armadilhas dos orçamentos de criação de sites.
  7. Solicite uma arte gráfica para o seu futuro site sem compromisso.
  8. Sugira algumas alterações no esboço.
  9. Formas de Pagamento e Prazo para criação de sites.
  10. Serviços adicionais de marketing digital.

01. Pesquise por agências de criação de sites da sua região.

Se você fizer uma busca simples no Google; empresas de criação de sites, você irá encontrar várias próximas a você.

Resultado de uma pesquisa com o termo “criação de sites” feito em Atibaia / SP.

É interessante avaliar as empresas disponíveis em sua cidade ou região antes de se aventurar com empresas distantes, você pode fazer uma busca mais criteriosa como criação de sites em Atibaia.

02. Veja a reputação das empresas de criação de sites da sua cidade ou região.

Ao pesquisar as empresas, o próprio Google indica as avaliações das agências, agências de criação de sites sem nenhuma avaliação podem ser agências novas tentando ganhar mercado.

Você também pode verificar a reputação da agência de criação de sites em outros sites como Facebook ou até mesmo aqui no Negócios da Cidade caso a empresa esteja cadastrada.

03. Avalie a qualidade dos sites criados pela agência.

Escolha no mínimo 3 empresas de criação de sites bem avaliadas no Google e entre no site delas. Todas as agências disponibilizam em seus sites um portfólio, no qual é possível conhecer alguns dos trabalhos de criação de sites desenvolvidos por elas.

Conheça os sites que a agência desenvolveu, seja criterioso com a qualidade e arte gráfica dos sites que você visitar.

Você poderá notar que algumas agências de criação de sites entregam sites parecidos para clientes diferentes, isso é comum pois muitas agências criam uma espécie de “linha de produção” de modo que todos os sites realmente são semelhantes e se você for um cliente mais exigente, evite estas empresas, pois elas não te darão muitas opções de designe.

04. Procure saber se a agência utiliza algum CMS como o WordPress.

CMS são Sistemas Gerenciadores de Conteúdo, sendo o WordPress o mais famoso deles. Agências que trabalham com criação de sites em WordPress normalmente deixam esta informação explícita em seu site.

Existem várias vantagens em utilizar o WordPress como ferramenta de criação de sites, como prazos pequenos para entrega final do site e preços mais competitivos. Mas o grande problema é saber se a agência em questão é realmente especialista em WordPress, infelizmente muitas não são, embora todas elas vendem esta imagem.

05. Entre em contato. A agência tem algum sistema de briefing?

Agora sim chegou a hora de entrar em contato. Você telefona e explica a sua necessidade para o responsável da agência. Muitas irão querer agendar uma reunião antes mesmo de lhe passar qualquer orçamento para criação de sites, no entanto, ainda não é uma boa ideia pois você está apenas solicitando orçamentos, deixe as reuniões para depois.

A imagem mostra todos os itens tratados no briefing e a importância dele.

Ao invés de uma reunião, a agência pode lhe enviar um questionário com questões estratégicas sobre a sua ideia, este questionário é chamado de briefing (instruções), as melhores agências de criação de sites utilizam deste mecanismo simples, funcional e muito produtivo e o orçamento é montado a partir deste briefing para criação de sites.

Este é um documento tão importante que muitas agências utilizam o briefing como uma espécie de pré-contrato e isso é algo excelente para o cliente.

Veja aqui um exemplo de briefing para criação de sites, usado para solicitar orçamento para criação de sites e lojas virtuais;

Mas se agência não tiver nenhum sistema de briefing, o que é lamentável, fique atento de como será o procedimento de quem está lhe atendendo, uma entrevista pode ser necessária para que a agência possa entender as suas necessidades, mas não é tão eficiente quanto ao briefing. Normalmente as entrevistas são superficiais, a agência não consegue transmitir confiança ao cliente.

06. As armadilhas dos orçamentos de criação de sites.

Depois da coleta de dados sobre a sua ideia, as agências irão te enviar seus respectivos orçamentos e este é o momento mais importante deste processo, entender as armadilhas…

a) Itens, conteúdos e recursos que serão desenvolvidos no site.

Verifique com atenção se todos os itens, recursos e conteúdo combinados na coleta de dados foram explanados no orçamento. Certifique-se também se existe algum sistema CMS incluso no desenvolvimento, como o WordPress..

b) Você terá uma área administrativa para gerenciar seu próprio site?

Muitas agências oferecem criação de sites em WordPress mas não fornecem acesso ao sistema para o cliente, aproveitando que a maioria de seus clientes são leigos neste aspecto. Mesmo que você não tenha qualquer interesse em fazer a manutenção do seu site, é importante você ter acesso ao sistema de administração do WordPress para se resguardar, para que possa em outro momento cancelar qualquer serviço adicional ou mensal com a agência sem perder o seu site.

A agência deve entender que o site é do cliente e não dela, que o cliente comprou e não alugou um site e esta é a primeira armadilha dos orçamentos.

c) Valor mensal para manutenção?

Muitas agências podem lhe cobrar um valor mensal de manutenção do site, algumas podem fazer ofertas de serviços agregados, mas outras podem oferecer dores de cabeça.

Os artifícios usados para justificar uma mensalidade incoerente são vários; “Sem a mensalidade o seu site não aparece no Google”, “A mensalidade é para o serviço de hospedagem”, “A mensalidade é para atualizar o WordPress, “A mensalidade é para que fiquemos a sua disposição quando você precisar de algo, caso contrário podemos não lhe atender”, etc…. e algumas mais graves como “Sem a mensalidade seu site não funciona”.

A sensação é a mesma do famoso flanelinha de rua, você estaciona o seu carro em um local público e gratuito mas se sente na necessidade de pagar o flanelinha para que ele não risque o seu carro.

Infelizmente muitas agências propositalmente irão atrapalhar suas indexações no Google, não irão lhe atender quando necessitar de suporte, podem deixar seu site propositalmente lento… etc… mas se pagar a mensalidade tudo será resolvido.

A grande dica aqui é entender o motivo da mensalidade, se você entender que a mensalidade é justa e existe um bom acordo a respeito disso, sem problemas, mas se você perceber que a troco da mensalidade você terá punições, esta agência não te merece como cliente.

d) Hospedagem? Registro de domínio?

Este sim é único serviço que realmente existe uma necessidade de valor de manutenção. A Hospedagem do site nada mais que um grande servidor disponível 24 horas por dia que armazena o seu site. O valor cobrado é referente ao aluguel deste servidor, que normalmente também oferece o serviço de e-mail.

No entanto, valores de hospedagem para sites institucionais possui um valor médio de mercado de R$ 20,00 mensais, questione a agência caso ela ofereça um valor acima disso e em último caso contrate você mesmo um plano de hospedagem separado da agência, uma pesquisa rápida no Google você encontrará várias empresas.

Já o registro de domínio, este é um outro artifício para que o cliente caia em mais uma armadilha. Basicamente o domínio é o endereço usado para acessar o seu site, por exemplo negociosdacidade.com.br. Porém poucos clientes sabem que um domínio custa apenas 40,00 ao ano se for contratado direto na fonte – registro.br, mas o que ocorre é que algumas agências cobram até R$ 300,00 por este mesmo registro. Então a dica é; registre você mesmo diretamente no site registro.br.

e) Manutenção do WordPress.

Realmente, existe uma necessidade de sistemas CMS como o WordPress sejam atualizados periodicamente por questões de segurança, no entanto, isso não precisa necessariamente ser mensal, pode ser semestral ou anual. A parte boa é que atualizar o WordPress é algo extremamente simples e rápido e que também não justifica valores exorbitantes.

f) SEO básico

É obrigação de qualquer agência de criação de sites entregar um site com estratégias básicas de SEO – Otimização para Motores de Busca. Pagar por um site e não o encontrar no Google realmente é assustador.

As estratégias básicas de SEO garantem a visibilidade de seu site na internet, porém não garante o top 10.

O SEO básico dificilmente irá colocar o seu site nas primeiras posições do Google, o cliente deve estar ciente que ações de marketing são de médio e longo prazo e devem ser revistos com frequência.

No entanto, se agência cobrar por SEO Básico, questione.

g) Nota Fiscal

O orçamento prevê a emissão de Nota Fiscal de Serviço? Se não, questione, algumas agências podem cobrar um valor diferente para emissão de NFS alegando impostos, no entanto estes tributos são da agência e não do cliente.

Existem casos em que a agência na verdade é um desenvolver freelancer e que não recolhe impostos, neste caso é necessário dar uma pesquisada mais a fundo e combinar o pagamento do serviço somente depois de pronto.

07. Solicite uma arte gráfica para o seu futuro site sem compromisso.

Esta é uma prova de fogo para qualquer agência de criação de sites, quando o cliente deseja um esboço do seu futuro site. Algumas agências não fornecem este material, algumas fornecem, mas o cliente só pode ver o esboço em uma reunião e outras são mais práticas, enviam pelo WhatsApp ou e-mail.

Solicite a empresa de criação de sites um esboço da arte gráfica do site que ela pretende desenvolvedor.

Acontece que o cliente pode pegar esta arte e bater na porta de outra agência que ofereceu um serviço mais barato, o que realmente acontece neste mercado. Então não fique bravo se agência quiser marcar uma reunião para isso.

Algumas agências d criação de sites irão fazer a arte no Photoshop, outras irão usar desenhos (wireframes) e outras vão te mandar modelos prontos de sites bonitos, no qual o seu site será “encaixado” e modelado dentro dele e outras agências vão te mandar o site praticamente pronto.

08. Sugira algumas alterações no esboço do site.

Depois do esboço do site pronto, teste a expertise de desenvolvimento da agência… sugira algumas alterações. Se prepare para receber um não, pois afinal o serviço nem foi fechado e você já está pedindo alterações… mas o importante aqui é conhecer o comportamento da agência.

Alguns desenvolvedores de sites ficam bravos quando o cliente pede alterações, outros vão falar que a alteração que você pediu não dá para fazer e outros vão dizer que dá.

Para a agência que dizer que dá, peça para documentar o pedido via e-mail, ou até mesmo via WhatsApp, pois infelizmente alguns desenvolvedores dizem que “dá”, mas propositalmente acabam se esquecendo de entregar o pedido de alteração, porque descobrem que não dá, ou não sabem como fazer.

09. Formas de Pagamento e Prazos para criação de sites.

Agora é agora de chorar no preço, parcelar sem juros e pedir tudo que tem direito. Se a agência de criação de sites chegou até aqui, dificilmente ela irá querer te perder como cliente então aproveite da situação para barganhar serviços adicionais com desconto ou gratuitos, ou barganhar um preço mais acessível.

A maioria das agências irão te pedir um valor adiantado, somente faça o pagamento se houver um contratado. Outras agências de criação de sites não fazem contrato quando o prazo de desenvolvimento é curto e entendem isso como um serviço de gráfica expressa, neste caso sugira o pagamento do site depois que ele estiver pronto.

10. Serviços adicionais de marketing digital.

Naturalmente as agências irão propor algum serviço mensal de marketing digital. Se você tiver um valor adicional para investir, realmente valerá a pena, mas antes, procure saber quais serviços serão efetuados e verifique se a agência irá lhe fornecer algum tipo de relatório.

A Marketing Digital envolve várias ferramentas e objetivos diferentes

O problema é que algumas agências de criação de sites fabricam relatórios, mas o ideal é solicitar a agência acesso aos relatórios do Google Analytics, Google webmaster, Bing Webmaster Tools e Relatórios do próprio Facebook, desta forma você terá acesso aos relatórios direto na fonte, sem manipulações de dados.

Conclusão

Assim como qualquer tipo de prestação de serviço, existem os profissionais ruins, o picaretas, o bons e os extraordinários. Quando se trata em criação de sites, este cenário não é diferente.

Este é um serviço que deve ser contratado com muito cuidado, pois a imagem da sua marca, empresa, negócio ou serviço estará em evidência na Internet e boas empresas precisam de bons profissionais.

A Negócios da Cidade sempre recomenda aos seus clientes a AppWinner Criação de Sites em WordPress de Atibaia. Mas você poderá encontrar outras excelentes agências de criação de sites próximas a você e se precisar de ajuda, fale conosco!

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